quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Projeto de futebol para jovens se consolida

Na quarta-feira, 05, os jovens da Vila Prudente consolidaram mais do que nunca a escolinha de futebol no Areião

O projeto encabeçado por Cesar Gouveia, Leandro Silva e Ivanildo Gonçalves iniciou as atividades no dia 21 de julho e depois de mais de três semanas recebeu na quadra de treinamento o grupo Amigos da Várzea. O grupo representado por dois integrantes foi à quadra levar alguns materiais que conseguiram após uma mobilização através do WhatsApp.



A escolinha começou após uma conversa entre Cesar e Leandro para voltarem com um projeto que Leandro iniciou alguns anos antes, mas que teve paralisação por algum tempo. Os dois conversaram e tinham somente duas bolas, 10 cones, 30 coletes e um apito, ontem, no entanto, receberam um enorme incentivo para continuar: bolas, chuteiras – muitas -, redes, calções, meias, caneleiras, luvas, entre outros materiais.

O treino festivo contou com a participação de parte dos alunos do projeto, aproximadamente 60 jovens.

Um dos destaques na linha, Carlos Cristiano, de 12 anos, abrilhantou os olhos dos representantes dos Amigos da Várzea que comentaram “joga muito esse menino, tem raça”. O jovem jogou apenas uma partida de 10 minutos, mas foi o tempo necessário para marcar 2 gols e comemorar ao melhor estilo de Pelé, com soco no vento.

No gol o destaque foi Allan Santos, de 14 anos. O garoto fez seu segundo treino na escolinha, mas já tem sido olhado com muito carinho por conta de seu potencial como arqueiro. À nossa reportagem Allan comentou sobre a importância do projeto na favela. “Eu tenho o sonho de ser jogador, dei uma parada nos treinos há um tempo, mas agora só devo agradecer pela chance de voltar”, disse o atleta.

De infraestrutura o projeto ainda carece, como iluminação melhor e grades. Em determinado momento e local da quadra fica quase que impossível se ver com nitidez a bola e os jogadores. Por isso, pedimos ainda apoio para conseguir resolver essas duas questões seja por meio de mobilização de grupos e pessoas, seja de forma empresarial ou governamental.

Sobre o projeto – O intuito central do projeto é oferecer aos jovens uma oportunidade para mostrar suas potencialidades através do futebol. Além disso, e não menos importante, está tornar os jovens em pessoas longe das possibilidades de entrar para o crime. A Vila Prudente é um bairro que tem evoluído muito já há alguns anos, no entanto, os órgãos governamentais estão se esquecendo de agir para esses meninos e meninas com políticas públicas para eles.

Para Cesar, idealizador do projeto junto com Leandro e Ivanildo, o projeto vem “para que esses jovens enxerguem que há outro caminho além do crime”, e complementa “aqui, infelizmente, os políticos, órgãos governamentais só vem em época de campanha, e nós jovens estamos cansados disso”.

O projeto pode ser visitado nos baixos do Viaduto Grande São Paulo sentido Ipiranga, às segundas, terças, quartas e sextas-feiras sempre às 19 horas. Basta vir pela avenida Francisco Mesquita e pegar o acesso à rua João Afonso. Outra possibilidade é se dirigir até a rua Padre Faustino, 179, na Vila Prudente.


VIA VOZES DAS COMUNIDADES DA VILA PRUDENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário